A lentilha é uma das leguminosas mais consumidas mundialmente e vem ganhando cada vez mais espaço na alimentação por ser uma excelente fonte de proteínas e compostos antioxidantes, além de fibras, vitaminas e minerais.
Os compostos antioxidantes, em especial, merecem destaque pois são importantes moléculas presentes nos alimentos e podem auxiliar na saúde do nosso organismo, reduzindo os efeitos negativos dos radicais livres, como reações de oxidação que podem levar ao envelhecimento precoce e ao aparecimento de doenças crônicas.
Em estudo realizado por nosso grupo de pesquisa e publicado recentemente no periódico de circulação internacional "Biocatalysis and Biotransformation" foi demonstrado que diferentes parâmetros de processo durante a hidrólise enzimática de lentilhas podem afetar postivamente a extração dos seus compostos antioxidantes possibilitando assim um aproveitamento maior de todos os benefícios que os grãos podem oferecer.
Ficou interessado(a)? Para maiores informações, veja o mais novo vídeo da série "Minuto Bioquímica" e conheça mais sobre a extração de antioxidantes de lentilhas!
Comments