top of page
Search
  • Writer's picture Ruann de Castro

Aplicações inovadoras e emergentes de cannabis em produtos alimentícios e bebidas


 

Mais uma excelente produção científica do grupo de pesquisa do Laboratório de Bioquímica de Alimentos está disponível! De autoria de Gabriela Rasera, André Ohara sob orientação do Prof. Ruann de Castro, o artigo de revisão intitulado “Innovative and emerging applications of cannabis in food and beverage products: from an illicit drug to a potential ingredient for health promotion” foi recentemente publicado no respeitado periódico Trends in Food Science & Technology.

O uso de cannabis para fins recreativos ou para o tratamento de doenças é um tema polêmico. O fato é que a comunidade científica investiu em pesquisas que elevaram a cannabis a um status extraordinário. O tamanho do mercado global de cannabis foi estimado em 20,5 bilhões de dólares em 2020, com um crescimento projetado para 90,4 bilhões de dólares até 2026. Outro dado surpreendente está relacionado ao mercado de alimentos e bebidas que utilizam cannabis como um ingrediente, para o qual projeta-se um crescimento de 22,18 bilhões de dólares até 2024.

O artigo teve como objetivo sintetizar os aspectos básicos relacionados ao uso terapêutico da cannabis, fornecendo informações que evidenciam a sua aplicação como ingrediente emergente na indústria de alimentos e bebidas. Além disso, são discutidos aspectos legais e de segurança, as propriedades químicas e biológicas, os efeitos terapêuticos e recreativos e os principais desafios futuros para consumo de produtos à base de cannabis.

Quer saber mais? Aproveite o acesso livre ao link do artigo durante os próximos 50 dias e leia tudo sobre o assunto!




bottom of page