top of page
Buscar
  • Ruann de Castro

Unicamp de Portas Abertas: Desvendando a Bioquímica nos Alimentos!


 
 

No último dia 27 de agosto de 2022, a 17ª edição do evento Unicamp de Portas Abertas (UPA 2022) ocorreu no campus da univeridade em Barão Geraldo, Campinas - SP. O evento, mais que consolidado ao longo dos anos, teve como tema "Ciência que constrói" e recebeu aproximadamente 32 mil estudantes de ensino médio que tiveram a oportunidade de visitar diversos tipos de atividades organizadas em suas Faculdades e em seus Institutos. A Faculdade de Engenharia de Alimentos (FEA) não ficou de fora e organizou as seguintes atividades:


Desvendando a Bioquímica nos Alimentos

Já pensou por que os frutos escurecem quando os cortamos? Ou ainda, por que usamos abacaxi como um auxiliar de digestão ou para amaciar carnes? Quer informação científica confiável e de qualidade? Venha saber mais sobre a Bioquímica de Alimentos e toda a ciência por trás desses fenômenos!


Processamento de Cerveja

Cevada, sabor, espuma... como tudo acontece? Descubra toda a arte e magia por trás da produção de cervejas!


Fabricação de Manteiga

Será que água e gordura podem se misturar? Você sabe o que é uma emulsão? A manteiga só pode ser produzida com leite de vaca? Venha aprender mais sobre manteiga!


Microbiologia de Alimentos

Sabia que há certos fungos e bactérias que podem ocasionar transformações negativas mas também positivas nos alimentos? Venha conhecer como o controle microbiológico é fundamental durante o processamento dos alimentos para garantir a qualidade e segurança do produto final!


Biomas do Brasil: produção e consumo consciente

Ser sustentável também é consumir alimentos de nossa cultura! Valorize os alimentos regionais e venha aprender como produzir biscoitos de tubérculos, raízes e até de broto de bambu!


A FEA e a Vida Universitária

Vivência estudantil, a vida no campus e fora dele, o curso, as disciplinas, esportes, festas, os Grupos Estudantis e suas atividades, iniciação científica e estágios científicos, os estágios em empresas e tudo mais relacionado a essa nova jornada que a Vida Universitária proporciona. Descubra tudo isso interagindo com nossos estudantes da FEA!

 

A FEA recebeu mais de 1000 visitantes, o que marcou sem dúvida alguma, o sucesso do evento e o interesse dos alunos visitantes pela área de alimentos. A equipe do Laboratório de Bioquímica de Alimentos participou em peso das atividades com a oficina "Desvendando a Bioquímica nos Alimentos", onde foram apresentados diversos aspectos relacionados à aplicação de enzimas em processos industriais e ao controle de reações enzimáticas indesejáveis em alimentos.


bottom of page