O Prof. Dr. Yong Kun Park, fundador do Laboratório de Bioquímica de Alimentos da Faculdade de Engenharia de Alimentos da Unicamp, receberá Título de Professor Emérito em Solenidade de Outorga Póstuma que acontecerá no dia 10 de outubro de 2024 às 15:00h, na Sala do Conselho Universitário - CONSU.
O evento presencial será restrito aos convidados, mas terá transmissão pelo Canal Imprensa da Unicamp no Youtube (link).
Um pouco da história do Prof. Park!
O Laboratório de Bioquímica de Alimentos do Departamento de Ciência de Alimentos da FEA - UNICAMP foi estabelecido em 1974 pelo Prof. Dr. Yong Kun Park.
O professor Yong Kun Park, natural da Coreia do Norte, obteve sua graduação em Ciência e concluiu o mestrado em Bioquímica pela Universidade Nacional de Seul, na Coreia do Sul. Ele serviu nas Forças Armadas dos Estados Unidos, onde ganhou experiência na área de análises clínicas. Posteriormente, imigrou para o Brasil e iniciou sua trajetória profissional no Laboratório de Patologia do Hospital Vera Cruz em Campinas. Em seguida, trabalhou como pesquisador no Centro Tropical de Pesquisa e Tecnologia (CTPTA), o atual Instituto de Tecnologia de Alimentos (ITAL).
Em 1968, o professor Park foi contratado como docente na Faculdade de Tecnologia de Alimentos da Unicamp. Junto com outros pesquisadores e professores, desempenhou um papel fundamental na formação de profissionais na área de alimentos e no desenvolvimento da atual Faculdade de Engenharia de Alimentos (FEA). Ele obteve o título de doutor em Ciência de Alimentos pela Unicamp e acumulou vasta experiência em Ciência e Tecnologia de Alimentos, com foco em Ciência de Alimentos.
Ao longo de sua carreira, o professor Park publicou 81 artigos em periódicos científicos, 6 livros, 9 capítulos de livros e apresentou 110 resumos em eventos nacionais e internacionais. Seu trabalho notável intitulado "Produção de isomaltulose por meio da transformação enzimática da sacarose, utilizando-se Erwinia sp D12 imobilizada em alginato de sódio" resultou no primeiro contrato de licenciamento de patentes pela Agência de Inovação da Unicamp (INOVA), formalizado em 2002. O professor Park Orientou 27 alunos de mestrado e 22 de doutorado e grande parte dos seus orientados são professores em Universidades do Brasil ou do Exterior, atuando em Ensino e Pesquisa em Bioquímica de Alimentos, Ciência de Alimentos, dentre outras Áreas.
Comments